O que eu tenho doutor? Onicocriptose

É só uma unha...

Dentre tantos outros órgãos do nosso corpo, infelizmente alguns são vistos somente como sem importância, ou apenas um adorno para fins estéticos, essa cultura principalmente nos países de origens latina é um estigma, que traz consigo um enorme perigo para o corpo humano. Para entendermos melhor seguem algumas questões que poderão mudar esse conceito:

As nossas unhas tem alguma função?

As unhas fazem parte do sistema tegumentar, como anexos da pele, tem papel importante na proteção dos dedos na porção distal das falanges, na preensão, nas reações de proteção (sobrevivência), e principalmente na sensibilidade táctil da popa digital. Através delas é possível identificar problemas sistêmicos como: Anemia, cardiopatias, doenças renais, circulatórias, hepáticas, digestivas, infecciosas, entre outras.

Agora que já sabemos a sua função, seria relevante percebermos algumas características que vão esclarecer quando as unhas estão saudáveis:

             Deve ser transparente e  lisa;

             Permanecer completamente aderida ao leito ungueal (pele onde ela se fixa);.

             Deve ser flexível;

             Ter crescimento continuo.

Muitas patologias (doenças) podem atingi-las, dentre tantas, uma em especial atinge grande parte da população, independente de homens, mulheres ou crianças, é a famosa unha encravada ( onicocriptose ) classificada no Código Internacional da Doença – CID 10 – L60.0.

Qual é a causa da unha encravada?

Não existe uma só causa, podem ocorrer por um corte irregular, uso de calçados inadequados, esportes que produzem impactos sobre os dedos (futebol, tênis, corrida e etc), unhas com curvaturas acentuadas, entre outros.

Só o individuo que já teve é que tem ideia do transtorno que essa patologia (doença) causa, extremamente dolorosa, ela é caracterizada pela penetração de um corpo estranho na pele, nesse caso em especifico a 'unha”, com isso, lesiona o tecido (pele), causando uma inflamação, que deixa o local eritematoso (avermelhado), com edema (inchado) e quente. A partir daí, se não tratada rapidamente evolui para uma infecção ( infestação por micro organismos).

O tratamento correto para a unha encravada (Onicocriptose) consiste na retirada parcial da unha, apenas a parte que está lesionando o tecido, desinfecção local e uso de curativos específicos, praticado com grande facilidade por um profissional capacitado, como o podólogo, contudo ela pode se tornar um caso crônico (de repetição) e então outros acometimentos em consequências poderão ser observados no individuo, podemos citar:

             Marcha antálgica (pisada em inversão, que será realizada na tentativa de aliviar a pressão exercida durante o caminhar sobre o dedo 'Halux” acometido);

             Pé supinado;

             Inversão do tornozelo;

             Elevação da pelve;

             Desvio na coluna;

             Desgaste articular.

Em pacientes portadores de Diabetes Mellitos, poderá ser ainda mais grave, gerando necrose tecidual e com isso uma amputação.

É importante salientar que todo o tratamento deve ser realizado por um profissional capacitado, evitando o uso de pomadas, compressas, escalda-pés e  simpatias por conta própria, pois muitas vezes o quadro clínico é agravado por conta deste tipo de procedimento.

Para passar longe desse tipo de complicação, alguns cuidados essências podem fazer a diferença, como por exemplo: realizar a higiene das unhas com uma escova macia, manter as unhas aparadas e lixadas e utilizar somente calçados adequados para o formato do seu pé. Para as pessoas com casos crônicos, é importante visitar periodicamente o podólogo para estabelecer um tratamento adequado.

Embora a unha encravada (Onicocriptose) seja reconhecida no CID como patologia (doença), não se atesta o procedimento de desinfecção, e isso pode levar a uma recuperação tardia após o tratamento, pois os profissionais capacitados recomendam o uso de calçados abertos para facilitar a cicatrização, como nem sempre isso é possível devido ao paciente continuar suas atividades diárias, indicamos os Protetores para Unhas Encravadas Skingel, sobre o curativo oclusivo feito pelo podólogo.

Escrito por Silvana de Oliveira - Gerente de treinamento Ortho Pauher

Em Destaque
Lançamento
Busca Rápida

Produtos

Patologias

Seja um Revendedor
Atendimento Online

Unidade Industrial

Rua Bandeirante, 94, Afogados
Recife - PE - Brasil - CEP: 50770-460
Tel.: 55 81 3040.9090 - Fax: 55 81 3428.9276

Filial

Rua Afonso Celso, 1581
Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04119-062 | PABX: 55 11 5078.0800

SAC - 0800 081 22051
Como Chegar
contato: orthopauher@orthopauher.com
© 2017 Ortho Pauher - Todos os direitos reservados. All Rights Reserved.