Dos 20 aos 30 anos
Homens acima dos 20 anos devem fazer anualmente exames de sangue para medir os índices de glicose, colesterol, triglicerídeos, creatinina, ácido úrico e hemograma completo.
Também, é indicado o exame de urina, para identificar doenças renais, diabetes e hemorragias.
Dos 30 aos 40 anos
Assim como as mulheres, o corpo do homem também sofre uma série de mudanças a partir dos 30 anos devido às alterações na produção de hormônios. Neste cenário, é indicado realizar exames para medir os níveis de colesterol HDL no sangue.
A partir dos 30 anos, homens também devem ficar atentos a fatores de risco para algumas doenças, por isso, pessoas com histórico de obesidade, diabetes e hipertensão, devem realizar anualmente testes ergométricos.
Dos 40 aos 50 anos
Para avaliar o fluxo de sangue e buscar o aparecimento de endurecimento, coágulos e oclusões nas artérias, a partir dos 40 anos, é indicado um ultrassom das carótidas.
Este exame ajuda a demonstrar se o homem está em risco de sofrer um derrame. Em casos de homens que já têm problemas cardiovasculares ou histórico familiar relacionados com problemas cardíacos ou circulatórios, é indicado a realização de uma bateria de exames, como aferição da pressão, ecocardiograma, raio-x do tórax e ultrassom do coração.
Caso tenha histórico familiar, após os 40 anos, é recomendado realizar exames para identificar o câncer de próstata.
Acima dos 50 anos
A partir dos 50 anos, é indicado realizar anualmente exames para detectar o câncer de próstata, pois é nesta fase que o risco da doença aumenta.
Nesta faixa etária é necessário ficar alerta a problemas do fígado, hipertensão, colesterol e redução na produção de testosterona.
Além de fazer exames e ir ao médico regularmente, é importante a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada para uma vida saudável e prevenção de doenças.