As causas mais comuns que levam à amputação são de ordem vascular, causadas por: vasculopatias periféricas, traumáticas, tumorais, infecciosas, congênitas e iatrogênicas. Dentre as vasculopatias periféricas, responsáveis por geralmente afetar indivíduos acima dos 50 anos de idade, os membros inferiores são os mais acometidos (dedos, pés e pernas).
Cuidados gerais com o Coto:
Hidratar o coto após o banho, evitando não apenas o ressecamento, mas também a descamação da pele.
Evitar lavar o coto com água muito quente ou o uso de produtos químicos, principalmente álcool, pois além de deixar a pele seca esses produtos atrasam a cicatrização, além de promove a fissura da pele.
Aqueles que suam bastante devem redobrar a higiene do coto lavando várias vezes ao dia.
Banhos de sol diários são bastante indicados, tanto no início ou final do dia (de 15 a 20 minutos), para que a pele se fortaleça e também mantenha o osso calcificado.
Massagens para estimular e melhorar a circulação da área amputada. Pode ser feita através do toque das mãos sobre o coto para dar conforto e segurança à amputação ou uma massagem específica na cicatriz para evitar aderências.
Não pendure o coto para fora da cama e evite cruzar sob as pernas, nem por objetos pesados sob o coto para evitar descarregar peso sobre a região amputada. Esta pressão extra causará dores e possíveis processos inflamatórios.
Mantenha sempre o coto em posição funcional, assim como se faz com o membro completo, para garantir a mobilidade;
Regulares exercícios com pequenos movimentos rotineiramente para manter uma boa circulação é fundamental, lembrando de mudar de posição do corpo, para evitar contraturas.
Quando um paciente com um membro amputado deve ir ao médico?
Quando sente calor, coceira ou percebe vermelhidão no coto;
Ao sentir odor desagradável;
Ao perceber saindo algum tipo de líquido amarelado pela cicatriz;
Caso a pele do coto esteja cinzenta ou azulada;
Mesmo com o uso de meias perceba o coto frio;
Em caso de apresentar ínguas, próximas do local amputado,
Os sinais acima precisam ser todos avaliados pelo seu médico, principalmente quando indicar infecção ou a circulação sanguínea comprometida na região do coto. Só um profissional habilitado pode avaliar de forma profissional e segura a situação e o tratamento adequado.
Além de todos estes cuidados e dicas, não esqueça de fazer uma alimentação rica em alimentos cicatrizantes, como brócolis, morango ou gema de ovo, por exemplo. Beba sempre muita água para ajudar a manter as células da pele e dos tecidos saudáveis e hidratadas, para que seja facilitado o processo de cicatrização e prevenir infeções.
A Ortho Pauher tem o produto certo para a saúde do seu corpo! Conheça o Liner Transbital de Tecido Tipo Meia com Gel. Possui dupla proteção antiatrito do coto, revestida com gel e proporcionando uma perfeita adaptação anatômica.
Conheça nosso Produto: https://www.orthopauher.com/produto/produto_meia_universal_com_gel_para_amputacao_transtibial