Hiperextensão do Joelho
A lesão por hiperextensão do joelho é uma lesão potencialmente debilitante que é comumente sofrida por atletas e esportistas. A gravidade da lesão de hiperextensão do joelho depende da causa da lesão, do corpo do atleta e do estado geral de saúde. Os sintomas mais comuns da lesão por hiperextensão do joelho consistem em inchaço, dor localizada aguda, diminuição da amplitude de movimento e instabilidade na perna lesada.
A lesão de hiperextensão do joelho ocorre quando há força excessiva na articulação do joelho e é forçada a se estender ou ultrapassar sua amplitude normal de movimento. Esta lesão ocorre quando uma grande quantidade de estresse é colocada em um ou mais dos principais ligamentos da articulação do joelho, que incluem: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento colateral lateral (LCL), ligamento cruzado posterior (LCP) e ligamento colateral medial (LCM). Qualquer um pode sofrer de lesão de hiperextensão do joelho; no entanto, essa lesão ocorre mais comumente como resultado de lesões esportivas. Atletas que competem em esportes de contato, como futebol, futebol ou lacrosse correm um risco maior de sofrer com essa lesão. O esqui é mais um esporte em que a articulação do joelho pode ser forçada a sair de sua posição normal, resultando em lesão de hiperextensão do joelho.
A gravidade da lesão de hiperextensão do joelho pode ser avaliada pelo método em que a lesão foi incorrida. Em lesões leves, o paciente terá apenas pequena quantidade de inchaço ou dor. Se a lesão é traumática, a hiperextensão do joelho pode causar danos à cartilagem circundante, ligamentos e tecidos moles.